Viagens de sonho...


Machu Picchu
     Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Património Mundial pela UNESCO. A 7 de Julho de 2007, em Lisboa, estádio da Luz, Portugal, o monumento foi eleito e considerado oficialmente como uma das sete maravilhas do Mundo.

     Machu Picchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
     Constituída por duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos e a urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.
     A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo o histórico inca, tudo planeado para a passagem do deus sol.


     A área edificada em Machu Picchu é de 530 metros de comprimento por 200 de largura e inclui pelo menos 172 recintos. O complexo está claramente dividido em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, que é aquela onde viveram seus ocupantes e onde se desenvolviam as principais atividades civis e religiosas. As duas zonas estão separadas por um muro, um fosso e uma escadaria, elementos que correm paralelos pela face leste da montanha.
     Como poderia não ser um sonho, visitar um dos maiores símbolos da civilização Inca, ter a oportunidade de conhecer um pouco da capacidade incrível deste povo de habitar a grande altitudes, desenvolvendo nesses locais todo o tipo de actividades, agricultura, religião, habitação, etc. Simplesmente uma das maiores provas de que o homem tem uma capacidade única de adaptação, talvez um axemplo que nos faça acreditar numa coexistência saudável com o Planeta.

Localização:
13º 9' 47" de latitude sul e 72º 32' 44" de longitude oeste