Turismo Rural e Permacultura

Turismo Rural

     Caracteriza-se por oferecer aos visitantes actividades típicas do homem do campo. Os serviços oferecidos podem ser amplos e variados e contemplam a hospedagem, a alimentação, actividades recreativas e de lazer e a comercialização de produtos típicos do campo, tais como doces e artesanatos.


http://www.quintadadomingas.com/
     A casa rural Quinta da Domingas situa-se em plena serra do Gêres, dentro da área do Parque Nacional da Peneda Gerês, na aldeia turística de Covide, aqui o restauro do antigo e a adaptação a condições de comodidade mais actuais, são o mote para que a oferta reflicta uma harmonia entre o velho e o novo. A proposta de ocupação dos tempos livres é feita com base em passeios pedestres, onde será possível desfrutar do Parque Nacional da Peneda Gerês.

http://www.ruraltourisminternational.org/main.php

     Rede de Formação e organizações de formação em turismo rural. Criado em 2005. Tem como objectivo criar um turismo rural de qualidade na Europa.
     A rede fornece uma plataforma de troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, desenvolvendo ainda cursos de formação para empresários de Turismo Rural. O desenvolvimento, adaptação e difusão destes cursos é feito a partir das necessidades e preocupações dos Empreendedores de Turismo Rural, com a contribuição dos conhecimentos adquiridos em pesquisas recentes.




Permacultura

     É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a Natureza.

     A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada actividade mas sim um método de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura (...), arquitectura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura, etc..




 

Transição e Permacultura Portugal

     Transição e Permacultura Portugal é uma rede social (2 anos de existência), com mais de 1700 membros. Tem como principal objectivo a constante actualização e divulgação de informação, para que Portugal seja uma referência mundial neste processo de reinvenção económico, social e cultural.
     São promovidos diversos eventos, onde é possível tirar várias formações e até adquirir um diploma em permacultura, um local de partilha e divulgação de vivências e experiências.




     O IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - é uma organização em Pirenópolis, Goiás (Brasil), que desenvolve oportunidades de educação e referências em sustentabilidade para o Brasil. São desenvolvidas soluções práticas para os problemas atuais das populações brasileiras, incluindo estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação de forma vivenciada.
     Desde 1998, o instituito tem formado pessoas e prestado serviços comunitários nas populações rurais do Cerrado Brasileiro, alargando as suas acções a nível internacional, através de cooperações com organizações em África, Ásia e Américas.