Internacional




Resumo comparativo

Palm Islands (Dubai) / Port O'Call Eco Lodge (Austrália)

     As Palm Islands são ilhas artificiais, com infra-estruturas comerciais e residenciais, projectadas e construídas para aumentar o turismo no Dubai. As 3 ilhas ao todo serão compostas por 1,1 bilhões de metros cúbicos de rochas e areia. Em vez de cimento e aço, mais aconselhados para o tipo de estrutura, foram utilizados materiais naturais como as rochas e areia, mas será que isso indica algum tipo de preocupação ambiental fiável? Não, visto todo este processo, ter como consequência imediata a alteração de todo um ecossistema. Além da construção da ilha, há também o desafio de construir uma pequena cidade, incluindo o luxo de 4.500 casas e apartamentos, 29 hotéis, quilómetros de estradas e todas as infra-estruturas (água, electricidade, gás, esgotos, etc.) necessárias para milhares de pessoas que vão viver e usar esta ilha. Como podemos estar perante um empreendimento turístico sustentável se tudo se altera, desde o ecossistema ao ritmo de vida local, tudo é transformado com um único fim, o de obter lucro financeiro.

     Port O'Call Eco Lodge, construído junto a duas áreas de património mundial, a Great Barrier Reef e a antiga Rainforest, é um empreendimento turístico estilo resort e com preços acessíveis, que demonstra uma preocupação respeitável pela preservação ambiental. A comodidade está garantida através de pequenos luxos (ar condicionado, piscinas, bares, internet, etc.) e ao mesmo tempo a sustentabilidade é uma preocupação, gera 100 % das suas necessidades de água quente através da energia solar, energia eólica e tem um programa de minimização de resíduos. Toda a mecânica deste empreendimento, já foi reconhecida através da atribuição de diversos prémios, 4 estrelas verdes pelo AAA Tourism, prémio turismo excelência pelo Tropical North Queensland, entre outros.

     Em termos comparativos, podemos constatar que estamos perante dois tipos de empreendimento turístico que buscam o lucro financeiro, mas por caminhos opostos. Em Palm Islands (Dubai) encontramos a busca pelo puro luxo, onde todas as acções são justificadas com os objectivos a atingir, infelizmente os lucros oriundos da venda do petróleo, são vistos como uma fonte segura. Já em Port O'Call Eco Lodge (Austrália) estamos perante uma unidade hoteleira ecoturística onde o equilibro entre turismo e natureza é encontrado através de uma política eficaz de sustentabilidade.



Resumo - Sites

Sacred Earth

     Sacred Earth é uma revista online gratuita sobre pessoas e plantas, vida sustentável, dicas verdes de estilos de vida e recursos, que contém artigos, notícias e opiniões sobre tudo o que seja à base de plantas e Etnobotânica (estudo das aplicações e dos usos tradicionais dos vegetais pelo homem). Além de toda a informação anteriormente referida, também é possível efectuar compras online de livros sobre todos os temas falados no site e para quem é mais aventureiro e gosta de complementar a sabedoria intelectual com a experiencia pessoal, o site disponibiliza informação sobre diversos locais do planeta que seriam interessantes de visitar.

Tribe Travel

     Tribe Travel é um site criado por um grupo de amigos, com o intuito de compartilhar as suas ideias e conhecimentos sobre planeamento e execução de férias dentro desse grupo de amigos (“Tribo”). A ideia consiste em aproveitar a informação e itinerários criados especialmente para grupos e aderir ao fenómeno de viagem da tribo! Através de experiencias pessoais este site disponibiliza informação, que possibilita uma maior eficácia no planeamento e realização de uma viagem em grupo. De destacar ainda duas zonas do site, “Forum” e “Our Tribe”, na primeira é possível obter conselhos de outras pessoas em vários pontos do mundo sobre a informação necessária á realização de uma viagem para esse local ou sobre o próprio local e na segunda zona, existe a possibilidade de conhecer diversas pessoas de diferentes pontos do globo que aderiram a este conceito de viajem.


Born Free


     Este site pertence á Fundação Born Free, as acções principais desta fundação baseiam-se na caridade internacional da fauna selvagem, trabalhando em todo o mundo para interromper o sofrimento dos animais selvagens e proteger espécies ameaçadas que vivem em estado selvagem. Para quem se enquadre com os ideais desta fundação, através do site será possível fazer contribuições monetárias que serviram para ajudar nas iniciativas desenvolvidas, e a nível mais íntimo até nos podemos tornar pais adoptivos de um dos animais em dificuldades, sendo as nossas contribuições utilizadas para a sobrevivência do animal adoptado.


Green Force


     A Greenforce é uma organização que proporciona experiências de voluntariado em diversas áreas, tais como, escolas, conservação da vida selvagem, desenvolvimento de comunidades, etc. As suas acções realizam-se um pouco por todo mundo, desenvolvendo mecanismos de partilha de conhecimento e cooperação com as comunidades e governos locais, principalmente em zonas de subdesenvolvimento socioeconómico. Todo este processo origina um adquirir de uma experiência única por parte do voluntário e cria mecanismos locais que visam um desenvolvimento sustentável.




     Globais Sustainable Tourism Criteria (GSTC) são, um conjunto de standards mínimos gerais e globais para o turismo sustentável, que surgem com A Global Partnership for Sustainable Tourism Criteria lançada pela R.A., UNEP, United Nations Foundation e pela United Nations World Tourism Organization (UNWTO)
     Os GSTC foram oficialmente lançados na Global Conservation Conference, que teve lugar em Barcelona, em 2008. Destinam-se a negócios de turismo e iniciativas de classificação, com o intuito de proporcionar uma estrutura comum, internacional, e a compreensão das práticas de turismo sustentável. Esta parceria pretende combater eficazmente green-washing, maximizar os benefícios sociais e económicos do turismo nas comunidade locais, fortalecer a confiança dos clientes em produtos de turismo “green” e fomentar as práticas de turismo sustentável.

Global Sustainable Tourism Criteria - PDF (download)